Como reduzir os custos da sua empresa com seu ERP - Blog Sight

Em tempos de pandemia é essencial que a redução de custos extras em sua empresa possam ser eliminados, pois qualquer gasto excessivo pode ser o inicio de uma bola de neve causando prejuízos sem dimensões.

E uma ferramenta que precisar estar ao seu lado neste momento é seu sistema de Gestão Empresarial (ERP), auxilando na análise de seus processos prevenindo retrabalhos desnecessários que possam aumentar seus custos.

A seguir vamos dar algumas dicas de como tirar um melhor proveito do seu ERP em tempos como esse.

Cotações de Preço

A cotação de preços é geralmente feita pela gestão de compras em seu ERP, e tem como finalidade uma busca aprofundada junto aos fornecedores para a compra de produtos ou contratação de serviços.
Por meio da cotação é possível especificar as condições, características e valores do que está sendo oferecido por cada fornecedor, além do prazo para pagamento e entrega.

Com essas informações em mãos, é possível fazer melhores escolhas que garantem a saúde financeira do negócio agregando o melhor custo/benefício à sua empresa na hora de adquirir os seus produtos.

Em nosso ERP você pode ter a cotação de um ou mais itens para vários fornecedores e o próprio sistema recomenda a escolha com o menor custo, e ainda com a possibilidade de gerar uma ordem de compra ou de serviço totalmente interligada.

Ordem de compra

Essa operação tem como finalidade ser um documento de confirmação de encomenda enviado do comprador ao fornecedor autorizando a compra.
Com esse documento implementado em sua empresa você garante mais eficiência e controle nas compras feitas aos seus fornecedores

Em nosso ERP você tem a possibilidade de acompanhamento e confirmação do recebimento da mercadoria vinculado a nota fiscal, para não ter risco de ficar nenhuma pendência de suas compras.

Outro benefício da ordem de compra está no controle financeiro, pois a compra de novos itens só é autorizada por meio de ordens de compra, então nenhum funcionário pode gastar dinheiro em nome da empresa sem ela.

Listagem Média de Vendas dos Itens

Essa listagem vai disponibilizar uma relação de número de itens vendidos por mês e uma média dos meses, facilitando a identificação de quais itens mais estão saindo do seu estoque. Com essas informações seu setor de compras fará solicitações de novos materiais de forma mais inteligente, criando um hábito de redução de custos por compra de produtos que são realmente necessários em sua empresa.

Ordem de Produção

Esse documento que dá início ao processo de fabricação de um produto. Nele vão constar as especificações do item que será produzido, matérias-primas que serão utilizadas, serviço que será realizado, data de entrega e quantidades, tudo para evitar o uso desnecessário de algum material que resulta em gastos a mais.
O nosso ERP permite que você acompanhe todas as etapas do roteiro de produção até a conclusão.

Listagem Demonstrativo de Resultados – DRE Gerencial

É um relatório que tem como objetivo dar um parecer sobre a situação financeira de sua empresa, saber se estão tendo lucro ou prejuízo em um determinado período. Possibilitando uma visão macro sobre suas projeções de crescimento, análises da evolução de custos ou de recebimentos, entre outros.
Mas para que isso funcione é preciso que seus lançamentos estejam alinhados com seu plano de contas corretamente, pois através dele suas operações vão estar bem descritas, facilitando para identificar algum problema rapidamente.

Geração do Fluxo de Caixa

Tem como objetivo indicar as entradas e saídas de dinheiro que a empresa tem, ou seja, cada vez que entra dinheiro na empresa o caixa vai ficando em positivo, e com cada saída para pagamentos ele fica em negativo. Com essa informações você consegue saber se sua empresa está tendo algum lucro ou se será preciso realizar mudanças para evitar custos, que podem implicar na quebra de sua empresa.

Listagem Curva ABC de Fornecedores

Uma questão muito importante é saber quais fornecedores mais estão vendendo para sua empresa e com essa listagem você tem desde os itens mais comprados até os menos. Com essas informações alinhadas com a sua cotação de preço, possibilita fazer uma alguma negociação de preço mais em conta com esses fornecedores.

Listagem Curva ABC de Clientes

Essa listagem traz informações sobre os seus clientes que mais compram com você até o que menos compra, proporcionando criar um tabela de preço diferenciada incentivando os seus clientes a comprarem mais de sua empresa.

Listagem Faturamento Mensal

Com esse relatório em mãos você tem um comparativo dos meses por vendas em sua empresa, trazendo informações como total geral de vendas, número de total de pedidos, média de vendas por vendedor, entre outros.
Essa visão te dá um balanço se sua empresa está com uma média de vendas adequada ou se será preciso traçar uma nova estratégia.

Dashboards

São painéis que mostram métricas e indicadores de desempenho importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual para o usuário, geralmente oferece visualizações rápidas dos principais indicadores de desempenho (KPI) auxiliando na identificação redução de custos de um ou mais processos ou áreas de sua empresa.

Nosso sistema possui uma solução integrada de painéis com indicadores, o Gedux Dashboards, com ele você tem as informações relevantes de sua empresa aonde precisar!

Gostou das dicas? Agora é hora de aplicar em seu sistema de gestão.
Ah, e todas as dicas dadas acima podem ser implementadas em nosso sistema de gestão completo.

Ficou curioso sobre o que o Gestor pode oferecer para a sua empresa? Clique aqui e confira porque somos o ERP que sua empresa precisa!


Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilha nas suas redes sociais!

Comenta abaixo se ficou alguma dúvida ou se gostaria de algum outro tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do que leu?

Então confira os nossos artigos recomendados para você!

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá👋
Como podemos te ajudar?