Malware Ransomware, saiba o que é o e seus perigos. | Sight Informática
Malware Ransomware, e seus perigos.

O ransomware é um tipo de malware que sequestra as informações computador da vítima, deixando todas as informações no computador criptografadas, e cobra um valor em dinheiro pelo resgate desses dados, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor.

Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

Uma vez que algum arquivo do Windows esteja infectado, o malware codificará os dados do usuário, em segundo plano, sem que ninguém perceba. Quando tudo estiver pronto, emitirá uma mensagem avisando que o PC está bloqueado e que o usuário não poderá mais utiliza-lo, a menos que pague o valor exigido para obter a chave que dá acesso novamente aos seus dados.

Malware Ransoware

Foto: Reprodução/Kaspersky Lab
Como é instalado o ransomware?

A detecção do ransomware e seus diversos disfarces são alguns dos fatores que o tornam difícil e temido. O vírus pode infectar seu computador de diversas formas, por sites maliciosos, links desconhecidos por email, por a instalação de apps vulneráveis, ou por meio das redes sociais.

Tipos de ransomware

Há uma variedade de ransomwares, vamos falar sobre alguns abaixo.

  • Crypto-ransomware:

Esse é o tipo que que utiliza a criptografia para o sequestro de dados, sendo o mais frequente nos últimos anos.

  • Locker-ransomware:

São aqueles em que é bloqueado o acesso as informações da máquina. Tendem a ser menos complexos que o modelos que utilizam criptografia, mas não mais fáceis.

  • GoldenEye:

Foi responsável por um desligamento completo, travando os sistemas Ucranianos,deixando o pais vulnerável.

  • WannaCry:

Esse vírus foi o grande responsável por travar a infraestrutura de um hospital no Reino Unido e outros sistemas mundo afora.

Como se precaver?

Microsoft tem em seu site uma página exclusiva ao Ransomware e como se prevenir desta Malware, e orienta a manter sempre o antivírus e o Firewall do Windows ativados, e os programas sempre atualizados, e que esteja ligada a atualização automática do sistema operacional.

Se o usuário optar por outro antivírus que não seja do próprio Windows é recomendado que seja confiável e tenha boa reputação.

Outra forma de evitar a perca de seus dados caso você seja infectado é estar com o seu backup em dia, em outro artigo falamos qual a importância de ter um backup, confira aqui.

Abaixo você confere algumas soluções específicas para este tipo de Malware:

Bitdefender Anti-Ransomware

Um pequeno software que permanece ativo em segundo plano monitorando o sistema operacional. O programa age preventivamente e informa ao usuário se alguma tentativa de invasão ocorrer.

Outra solução no mercado é o Malwarebytes Anti-Ransomware.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!

Banner Sistema de Gestão Completa GestorPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do que leu?

Então confira os nossos artigos recomendados para você!