Indicadores financeiros para melhorar a saúde da sua empresa
Blog Sight Indicadores Financeiros

Todo Gestor sabe que nenhuma tomada de decisão pode ser feita por acaso, pois tem influência direta na saúde financeira e econômica da sua empresa. Por isso a análise e compreensão dos indicadores financeiros é essencial para um melhor desempenho da empresa

Se o seu negócio possui falhas mas você não sabe por onde começar, saiba que os indicadores são uma ótima forma de entender a situação do seu negócio. Pois possibilita traçar um plano de ação estratégico em busca de melhores resultados.

Mas qual a sua importância?

Hoje já se sabe realmente que para avaliar se o desempenho da empresa é bom, não é válido apenas ter os lucros e despesas e sim ir mais além,pois com um mercado cada vez mais competitivo é preciso analisar a todo momento esses indicadores financeiros garantindo uma maior assertividade no processo de tomada de decisão.

Confira abaixo os principais indicadores financeiros e como utiliza-los para colocar sua empresa nos trilhos.

  • Faturamento

É preciso ficar atento a esse indicador pois ele informa o andamento de seu negócio, sabendo o que foi vendido, o valor e para quem, parece meio óbvio mas muitas empresas não tem esse controle e com esse indicador você tem a possibilidade de analisar se as metas estão sendo atingidas ou se será preciso realinhar a sua estratégia.

  • Recebimentos

Diferente do faturamento que apenas analisa se há vendas, esse indicador vai mostrar se os valores correspondentes da venda estão sendo recebidos, pois nada adianta ter um valor de faturamento muito alto no fim do mês, mas descobrir que esse valor não entrou. Neste caso o ideal é rever a política de vendas à vista e a prazo para não levar um susto no fim do mês.

  • Fluxo de Caixa

É o principal indicador, pois informa se há sobra ou falta de dinheiro. É muito importante conhece-lo pois vai indicar o que foi recolhido e gasto pela organização, possibilitando o empresário ter uma visão do presente e do futuro. É portanto uma excelente ferramenta para avaliar o estado do caixa o que permite uma antecipação de decisões.

  • Ticket Médio

Com o Ticket Médio você tem a possibilidade de ter a média de receita por cliente, indicando por exemplo que algum produto mais caro está tendo um custo elevado, resultando em uma despesa que pode ser cortada pela empresa.

Outra informação que pode ser tirada desse indicador financeiro é saber qual vendedor está tendo melhor rendimento ou também indicará se a sua equipe de vendas necessita de uma capacitação, mentoria ou uma mudança de abordagem

  • Ponto de Equilíbrio (Break Even)

O ponto de equilíbrio ou break even é considerado o momento de equilíbrio de sua empresa, pois é aonde o faturamento se iguala aos custos variáveis e despesas fixas. E a partir desse ponto toda a receita gerada se torna o lucro para a empresa, sendo um ótimo indicador se há uma necessidade de um investimento adicional.

  • Retorno sobre o Investimento (ROI)

Pode ser explicado como o indicador financeiro que vai mostrar se você está ganhando ou perdendo dinheiro com um ou mais investimentos, podendo ser uma promoção, uma campanha de marketing. Ele vai responder se vale a pena continuar com o investimento ou não.

A conta do ROI é bem simples é o resultado da divisão entre o lucro líquido pelo total de investimentos na empresa (LL/I).


E você monitora esses indicadores financeiros em sua empresa? Utiliza outros indicadores? É essencial sempre fazer a análise desses resultados para verificar se está indo bem a saúde da sua empresa pois não conhecer bem seu negócio aumentará muitas as chances de decisões erradas.

Aproveite e conheça nosso Sistema de Gestão Empresarial Completo e tenha o controle dos indicadores financeiros do seu negócio também.

E com o Gedux Dashboards acompanhe o desempenho de seu negócio em tempo real, com painéis gráficos de controle e KPIs. 

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilha nas suas redes sociais!

Banner Sistema de Gestão Completa GestorPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do que leu?

Então confira os nossos artigos recomendados para você!