Dicas para você organizar o estoque em sua empresa
Dicas para você organizar o estoque de sua empresa

Não existe nada pior em uma empresa do que não saber se um produto está sobrando ou em falta no momento que se está fazendo uma venda para o seu cliente, por isso vamos dar dicas que te ajudaram a organizar o seu estoque evitando confusão.

Tenha controle e planejamento

Sem a organização correta, as informações serão perdidas e, quando você menos esperar, o seu estoque estará sem controle novamente e com produtos faltando ou encalhados.

Sem a organização correta, as informações serão perdidas e, quando você menos esperar, o seu estoque estará sem controle novamente e com produtos faltando ou encalhados.

Ah outra coisa, os seus colaboradores precisam estar alinhados com essa nova estratégia, cada uma cuidando de uma etapa, sendo registrado bem de perto cada passo, uma das nossas soluções o Gedux Estoque onde você terá o estoque na palma de sua mão a qualquer momento.

Antecipe-se

Tenha em mente que a demanda de seus clientes indicará uma rotatividade de seus produtos e se você precisará comprar mais ou menos, tendo essa mentalidade a sua empresa consegue se antecipar fazendo uma previsão mantendo seu estoque sempre atendendo a demanda.

Avalie o modelo de Reposição ideal

Sua empresa precisa verificar qual dos modelos abaixo se encaixa melhor

– Reposição Periódica:

A reposição periódica se baseia em efetuar pedidos de compra antecipados, nesse modelo você consegue negociar com seu fornecedor preços mais acessíveis,mas também há o risco de faltar produtos se a demanda das vendas for maior que o esperado.

– Reposição Contínua:

Nesse modelo é efetuado com mais frequência a compra de novos produtos, mas a quantidade de produtos estocados é menor, resultando em um custo para armazenar de menor valor evitando o impasse de produtos no seu estoque, mas também há um risco de não se conseguir valores menores com os fornecedores pela alta frequência.

É precisa ser avaliado qual forma se encaixa melhor em seu negócio para que se tenha um retorno rápido mas que não falte grana no fim do mês.

Evite ficar com o estoque parado

Sempre que possível verifique se há excedente de produtos e os venda os mais rápido possível, pois produtos parados não são vantajosos e o fazem você perder dinheiro, se utilize de formas para vende-los como saldão de estoque ou abaixe os preços, pois estará sendo competitivo e obterá algum lucro sobre os produtos paralisados.

Diversifique seus produtos

Uma outra alternativa é possuir diferentes tipos de produtos em seu estoque com isso você poderá atender demandas diferentes, e manterá um giro de produtos.

Use softwares para auxiliar

Atualmente no mercado existe diversas ferramentas que auxiliam sua empresa, desde planilhas até softwares de gestão. Essas soluções trazem mais comodidade e eficácia para gerir os processos.

Busque um sistema que consiga suprir as suas dificuldades, onde se tenha todos os recursos para uma boa gestão do estoque. O nosso Sistema de Gestão Completo, o Gestor é a solução ideal para se ter um controle efetivo do estoque, que saber mais confira nosso outro blog O que é um ERP e suas vantagens?

Avalie a Curva ABC

Após aplicar essas dicas já é possível analisar os resultados dos seus produtos e descobrir a causas que fazem um item sair pouco, ou que faça sair somente em um determinado período, assim quando você for efetuar a compra dos produtos saberá quais devem ser comprados e a quantidade ideal, evitando assim que gastos com produtos não essenciais.

Estoque Unificado

Aqui vai uma dica para quem possui Loja Virtual, ter um estoque para loja física e outro para loja virtual é um cuidado que você precisa tomar, pois pode causar várias confusões no momento de controlar, o ideal é possuir um estoque único e avaliar os resultados separadamente, assim saberá com está a rotatividade dos produtos em cada canal de venda.

A Sight possui a solução completa de loja virtual ou catálogo online para sua empresa totalmente integrada com nosso ERP, o Gedux Shop facilitando o controle do seu estoque.

Por ultimo tenha em mente que os produtos são uma parte essencial da empresa e é preciso dedicar um tempo para gerenciar e organizar o seu estoque, pois tornará o processo mais ágil, e posteriormente facilitando um crescimento do seu negócio!


Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!

Banner Sistema de Gestão Completa GestorPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do que leu?

Então confira os nossos artigos recomendados para você!