Conheça todos os modelos de notas fiscais eletrônicas | Sight Informática
Modelos de Notas Fiscais Eletrônicas

As notas fiscais são documentos essenciais para empreendedores e os consumidores, pois através do modelo eletrônico criam agilidade nos processos empresariais. Além de afirmar o pagamento claro de impostos e combater a sonegação fiscal, reduzindo o consumo de papel e o armazenamento físico de documentos em sua empresa, abaixo vamos te explicar os diferentes modelos de notas fiscais, qual a finalidade, confira!

Confira abaixo os principais modelos de notas fiscais.

  • NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

Este documento é um dos modelos que mais se faz presente no cotidiano das empresas, tendo como objetivo registrar a transação comercial de produtos e serviços, e conhecida como o modelo 55.
Sua versão enviada para o consumidor, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) acompanha o transporte da mercadoria para evitar problemas com a fiscalização. Já a versão com validade fiscal da Nota Fiscal Eletrônica, o XML, é enviado por email para o consumidor após efetuar a compra.
Lembrando que a validação da NF-e só é garantida por meio de uma assinatura digital.

  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)

É o documento dos prestadores de serviço e está ligada à cobrança de ISS (Imposto sobre Serviços). Ou seja empresas prestadoras de serviços devem emiti-lá, por exemplo , oficinas, cursos online, faculdades e academias, etc.
A NFS-e é determinada por município, e cada prefeitura tem as suas exigências e regras diferentes.

  • NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica)

A NFC-e é um documento fiscal eletrônico conhecida como modelo 65, sendo emitida para o consumidor final. Tem o objetivo de registrar as transações comerciais realizadas entre uma empresa e o consumidor final, sendo o DANFE-NFCe a versão impressa para o consumidor.
Suas funcionalidades são similares ao cupom fiscal, mas a NFCe é considerada a evolução do cupom fiscal, pois traz um melhor controle sobre os estabelecimentos comerciais.

  • CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico)

É uma variação da NFC-e em São Paulo, que é emitido pelo SAT,um tipo de Sistema Autenticador e Transmissor que gera o Cupom Fiscal Eletrônico e não exige conexão ininterrupta à internet.
Esse sistema possibilita a emissão de cupom fiscal eletrônico, além de armazenar este documento de uma forma totalmente digital, registrando todas as informações que envolvem mercadorias em um estabelecimento.

  • CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)

Esse tipo de nota fiscal é obrigatório no qual há a prestação de serviços de transporte rodoviário de cargas. O objetivo de seu uso é reduzir faturas e pagamentos duplicados, sendo fundamental nas movimentações entre as notas e os produtos transportados.

Todos esses modelos de notas fiscais são de extrema relevância em um negócio, sendo possível ter total controle sobre suas transações de compra e venda, do gerenciamento de seu estoque e da rentabilidade da sua empresa.

Com nosso Sistema de Gestão Empresarial (ERP) Gestor você otimiza todo seu controle fiscal podendo emitir todos os modelos citados acima e com controle de todas as notas emitidas e recebidas registradas dentro do sistema, facilitando sua gestão corporativa.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!

Banner Sistema de Gestão Completa GestorPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do que leu?

Então confira os nossos artigos recomendados para você!