As notas fiscais são documentos essenciais para empreendedores e os consumidores, pois através do modelo eletrônico criam agilidade nos processos empresariais. Além de afirmar o pagamento claro de impostos e combater a sonegação fiscal, reduzindo o consumo de papel e o armazenamento físico de documentos em sua empresa, abaixo vamos te explicar os diferentes modelos de notas fiscais, qual a finalidade, confira!
Confira abaixo os principais modelos de notas fiscais.
- NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)
Este documento é um dos modelos que mais se faz presente no cotidiano das empresas, tendo como objetivo registrar a transação comercial de produtos e serviços, e conhecida como o modelo 55.
Sua versão enviada para o consumidor, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) acompanha o transporte da mercadoria para evitar problemas com a fiscalização. Já a versão com validade fiscal da Nota Fiscal Eletrônica, o XML, é enviado por email para o consumidor após efetuar a compra.
Lembrando que a validação da NF-e só é garantida por meio de uma assinatura digital.
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)
É o documento dos prestadores de serviço e está ligada à cobrança de ISS (Imposto sobre Serviços). Ou seja empresas prestadoras de serviços devem emiti-lá, por exemplo , oficinas, cursos online, faculdades e academias, etc.
A NFS-e é determinada por município, e cada prefeitura tem as suas exigências e regras diferentes.
- NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica)
A NFC-e é um documento fiscal eletrônico conhecida como modelo 65, sendo emitida para o consumidor final. Tem o objetivo de registrar as transações comerciais realizadas entre uma empresa e o consumidor final, sendo o DANFE-NFCe a versão impressa para o consumidor.
Suas funcionalidades são similares ao cupom fiscal, mas a NFCe é considerada a evolução do cupom fiscal, pois traz um melhor controle sobre os estabelecimentos comerciais.
- CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico)
É uma variação da NFC-e em São Paulo, que é emitido pelo SAT,um tipo de Sistema Autenticador e Transmissor que gera o Cupom Fiscal Eletrônico e não exige conexão ininterrupta à internet.
Esse sistema possibilita a emissão de cupom fiscal eletrônico, além de armazenar este documento de uma forma totalmente digital, registrando todas as informações que envolvem mercadorias em um estabelecimento.
- CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)
Esse tipo de nota fiscal é obrigatório no qual há a prestação de serviços de transporte rodoviário de cargas. O objetivo de seu uso é reduzir faturas e pagamentos duplicados, sendo fundamental nas movimentações entre as notas e os produtos transportados.
Todos esses modelos de notas fiscais são de extrema relevância em um negócio, sendo possível ter total controle sobre suas transações de compra e venda, do gerenciamento de seu estoque e da rentabilidade da sua empresa.
Com nosso Sistema de Gestão Empresarial (ERP) Gestor você otimiza todo seu controle fiscal podendo emitir todos os modelos citados acima e com controle de todas as notas emitidas e recebidas registradas dentro do sistema, facilitando sua gestão corporativa.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhar nas suas redes sociais!
Comenta abaixo se ficou alguma dúvida ou se gostaria de algum outro tema!