Quando se tem uma empresa muito se fala que para gerir sua empresa corretamente você precisa de um erp, mas afinal o que é um ERP?
Bom, é isso vamos te explicar…
O ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema integrado de gestão empresarial) pode ser entendido como uma ferramenta importante no controle e gestão dos setores corporativos da empresa.
Mas e quais as suas vantagens???
Um software de gestão permite minimizar a complexidade do acompanhamento de todos os processos de produção, vendas e faturamento, ou seja de todos os setores da empresa, criando tempo para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção podendo chegar ao ponto de produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, o que, em outras palavras, reduz o tempo e converte em economia para a sua empresa.
Outra vantagem é que as tomadas de decisões ganham uma outra dinâmica podendo ser antecipadas e se tornando mais efetivas.
Por exemplo:
Uma mudança que precise modificar aspectos da fabricação de um de seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para a mudança, seja o setor de compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo à área do gerencia, que pode assim ter informações para mudar algo antecipadamente. E tudo realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema.
Também há a possibilidade de diagnosticar as áreas mais e menos eficientes e focar em processos que possam melhorar o desempenho nesses setores, minimizando os custos gerando mais lucratividade a empresa e obtendo uma maior satisfação do seu cliente no atendimento, acaba criando uma fidelização com a sua empresa.
Outros pontos positivos que podem ser obtidos com implementação de um software de gestão em sua empresa:
- Eliminar do uso de planilhas e anotações manuais;
- Eficiência no fluxo de informação dentro da organização;
- Eliminar a redundância de atividades;
- Ganhar vantagem competitiva ao mercado;
- Exatidão no controle do estoque;
- Automatização de processos;
- Melhor controle das operações da empresa;
- Adequação ao cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes;
Um importante princípio do ERP é a otimização do fluxo de informações dentro da empresa, em outras palavras, ter um sistema que seja modularizado é um fator essencial, pois abrange diferentes áreas de operação de uma empresa em uma única solução e para o usuário facilita a compreensão na hora de executar as suas tarefas.
Confira os principais módulos de um ERP:
- Cadastros
- Estoque e armazenagem
- Vendas e Faturamento
- Comercial
- Compras e Cotações
- Planejamento e Controle de Produção
- Serviços e Procedimentos
- Financeiro e Fluxo de Caixa
- Controle Orçamentário
- Balanço de Resultados e Qualidade
- Recursos Humanos
- Fiscal e Contábil
Mas a utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada, é necessário que na implementação se tenha planejamento adequado, infraestrutura apropriada para suportar um novo software, os usuários precisam estar comprometidos pois eles serão os mais beneficiados e também os que mais utilizaram.
Para isso a Sight conta com uma presença de consultoria externa, tornando a transição mais fácil para maior entendimento por parte dos funcionários, e uma equipe de suporte altamente qualificada para sanar todas as dúvidas.
Pois em um mundo atualmente cada vez mais competitivo se tem cada vez mais a importância de um sistema ERP dentro das empresas, deixando de ser uma opção se tornando obrigatório sua utilização para tomadas de decisões mais rápidas e assertivas.
A Sight com vasta experiência na implantação de sistemas em diversas empresas e segmentos, possui um sistema gerencial completo, o Gestor, porque ter um ERP que se possa confiar faz toda a diferença, e esse é o nosso propósito.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilha nas suas redes sociais!
Comenta abaixo se ficou alguma dúvida ou se gostaria de algum outro tema!