O que é o Certificado Digital, e por que utilizar - Blog Sight

O certificado digital está ficando cada vez mais comum e tudo se deve à grande quantidade de aplicações e as facilidades que ele pode trazer para você e a sua empresa. Ou seja qualquer processo online que precise ser autenticado você vai precisar de um certificado digital.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre este tema confira no artigo abaixo, pois vamos te explicar o que é, os tipos, as suas diferenças e as vantagens e as desvantagens de cada certificado digital.

O que é?

O Certificado Digital é a assinatura digital da pessoa física ou de uma empresa no meio eletrônico. Ele tem a finalidade de garantir a autenticidade, identificação e assinatura de documentos online sem a necessidade da assinatura à mão ou firma reconhecida em cartório.

Qual sua a função?

Além de assinar documentos digitais, serve para autenticar todo tipo de transação e atividade online, garantindo mais segurança e agilidade nos processos. Em resumo ele pode ser utilizado para envio de imposto de renda, fazer login em sites da receita federal que exigem esse nivel de segurança, assinatura de documentos digitais, emissão de passaportes, entre outras utilidades.

É seguro utilizar?

Pode se dizer que o certificado digital carrega o que existe de mais a inovador em criptografia, garantindo principalmente a integridade e o sigilo necessário para a troca de informações no meio digital.

Modelos de Certificado Digital

Há dois tipos que você pode optar, ambos vão atender as suas necessidades mas a maior diferença entre eles se dá pela mídia de armazenamento, ou seja, onde a assinatura digital ficará guardada.

Certificado A1
O Certificado digital A1 é um arquivo digital na extensão .PFX ou .P12, ele pode ser instalado e armazenado em um ou mais computadores ou dispositivos móveis, outra vantagem é que o risco de ser perdido, roubado ou danificado é nula e ele ainda permite que seja feito o backup caso necessário. O ponto negativo deste modelo se refere a sua validade que é de apenas 1 ano, mais curta em relação ao modelo A3 que é de 3 anos, sendo necessário a renovação anualmente o que torna o valor de 3 certificados um pouco mais caro do que um certificado A3.

Certificado A3
O Certificado digital A3 é comercializado na forma de um dispositivo físico, token (similar a um pen drive) ou um cartão (similar a um cartão de crédito), por se tratar de uma objeto ele não pode ser transferido, modificado ou copiado da sua mídia original. Outro benefício é o seu prazo de validade que pode ser entre 1 a 5 anos e para sua utilização é necessário que esteja conectado a máquina. Já uma desvantagem é que por ser um dispositivo ele corre o risco de ser danificado ou roubado e neste modelo não é possível ser feito o backup.

Qual é o melhor modelo?

Bom o certificado ideal vai depender da sua necessidade, o modelo A3 é recomendado quando não há necessidade de utilização em vários dispositivos, já o A1 é mais versátil mas o valor acaba ficando mais caro. Portanto o melhor modelo vai ser o que melhor se adapta a sua realidade.

Lembrando que esses dois modelos você pode encontrar em diversas autoridades certificadoras credenciadas a ICP-Brasil. E os dois tipos: A1 e A3 podem ser usados na forma de e-CPF (pessoas físicas) ou de e-CNPJ (pessoas jurídicas).

E então, ficou claro o que é certificado digital e quais seus benefícios?


Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilha nas suas redes sociais!

Comenta abaixo se ficou alguma dúvida ou se gostaria de algum outro tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do que leu?

Então confira os nossos artigos recomendados para você!

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá👋
Como podemos te ajudar?